Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social - Protocolo do Rendimento Social de Inserção

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social – Protocolo do Rendimento Social de Inserção tem como área de intervenção oito freguesias do concelho de Braga: Lomar, Ferreiros, Gondizalves, Nogueira, Lamaçães, Fraião, Arcos S. Paio e Esporões, acompanhando aproximadamente 151 agregados familiares.

Esta equipa procura ser uma mais-valia na vida das pessoas que acompanha, não só ao nível da satisfação das necessidades básicas, mas também no desenvolvimento e implementação de um projeto de vida que permita a rápida autonomização dos utentes, através do recurso à rede social.

O Rendimento Social de Inserção (RSI) é uma medida de proteção social criada para apoiar as pessoas ou famílias que se encontrem em situação de grave carência económica e em risco de exclusão social e é constituída por:

  • Um contrato de inserção para os ajudar a integrar-se social e profissionalmente;
  • Uma prestação em dinheiro para satisfação das suas necessidades básicas.

As pessoas, para receberem o Rendimento Social de Inserção, celebram e assinam um Contrato de Inserção, do qual consta um conjunto de deveres e direitos, com vista à sua integração social e profissional.