Inicio / Quem Somos / Historial

Historial


O Centro Cultural e Social de Santo Adrião (CCSSA) é uma Associação e IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), sita na Rua do Centro Cultural de Santo Adrião, União de Freguesias de São José de São Lázaro e São João de Souto, em Braga, fundada em 08 de Agosto de 1983.

Inicialmente começou por desenvolver projetos de âmbito sócio – cultural e recreativo, organizando e dinamizando algumas respostas de apoio à infância - ATL e à terceira idade (Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Centro de Convívio). Mais tarde criou a Creche e Jardim de Infância, alargando também o seu âmbito de atuação a crianças em situação de perigo através do “Projeto de Apoio à Criança”, atualmente denominado CATL-ACR (Centro de Atividades de Tempos Livres – apoio a Crianças em risco) e, posteriormente, com o Centro de Apoio à Criança e à Família, hoje denominado CAT- Centro de Acolhimento Temporário.

As primeiras infraestruturas do CCSSA foram alguns prédios adaptados e um pré-fabricado, cedidos pela paróquia de Santo Adrião, onde funcionavam o ATL, o Centro de Dia, o Apoio Domiciliário e as restantes respostas socioculturais, recreativas, e desportivas.

Neste contexto, a Direção do Centro Cultural Santo Adrião debatia-se com problemas da exiguidade de espaços. Pontual e ocasionalmente, a Câmara Municipal de Braga possuía espaços e estruturas na área de Santo Adrião onde, pelo abandono, se verificavam comportamentos que a comunidade reprovava.

Perante estes factos, a autarquia decidiu ceder um primeiro espaço ao CCSSA que, depois de reparado e adaptado, permitiu a criação da Creche e do Jardim de Infância, e também de um Parque natural e Mini-Zoo. A beleza ímpar que caracteriza o parque está ao alcance de todas as respostas da Instituição, pela proximidade e pela acessibilidade. Mais tarde, a C.M. cedeu instalações na Pr. Francisco Araújo Malheiro, para atividades do PAC.

Por solicitações constantes da comunidade, com graves carências sociais, e após o diagnóstico das necessidades globais, o CCSSA sentiu a grave necessidade de projetar uma Nova Sede, com áreas e condições de trabalho mais funcionais. Vencidos todos os processos legais, esta obra, pela sua envergadura, só viria a ficar totalmente concluída em 1999. Neste mesmo ano iniciaram- se as obras do Lar de Idosos e do Centro de Apoio à Criança e à Família/CAT. Com enorme esforço, ao fim de um ano já foi possível inaugurar estas novas instalações e, posteriormente, criar uma Empresa de Inserção.